Índice Remédio ALOIS

Apresentações
Uso oral
Comprimidos revestidos de 10 mg. Caixas com 30 e 60 comprimidos.
USO ADULTO
Composição
Cloridrato de memantina
Indicações
ALOIS é indicado na Doença de Alzheimer moderadamente grave a grave e em outras demências caracterizadas por distúrbios da função cerebral, com os seguintes sintomas principais: distúrbios da concentração e memória, perda de interesse e distúrbios das funções motoras necessárias para efetuar atividades diárias e humor deprimido (síndrome demencial), condições que requerem aumento do cuidado e da vigilância. É indicado também no tratamento da espasticidade cerebral e espinhal, como por exemplo, resultante de disfunção cerebral em crianças, traumatismos cranianos, esclerose múltipla, paraplegia, acidentes vasculares encefálicos, Doença de Parkinson e síndromes parkinsonianas.
Contraindicações
ALOIS (cloridrato de memantina) é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade à memantina, à amantadina ou aos componentes da formulação do produto.
Advertências e precauções
Durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. Deve-se ter precaução nos pacientes em estados graves de confusão mental e em pacientes em tratamento com outros medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Central. A memantina deve ser utilizada com cuidado em pacientes com disfunção renal e hepática e epilepsia.
Gravidez
Não há estudos adequados e bem controlados sobre a segurança do uso de memantina em mulheres grávidas. Os estudos em animais não demonstraram efeitos lesivos em relação à embriotoxicidade e teratogenicidade.
Lactação
É provável que a memantina seja excretada no leite materno, com isso, cuidados especiais devem ser tomados quando o produto for prescrito a mulheres que estejam amamentando.
Interações medicamentosas
O efeito dos seguintes medicamentos pode ser alterado pela memantina e suas doses devem ser ajustadas pelo médico:
- amantadina, cetamina, dextrometorfano;
- dantroleno, baclofeno;
- cimetidina, ranitidina, procainamida, quinidina, quinina, nicotina;
- hidroclortiazida;
- agonista dopaminérgico, como a L-dopa, bromocriptina.
- anticolinérgicos, anticonvulsivantes, barbituratos e neurolépticos e inibidores da MAO. O uso de bebidas alcoólicas pode interferir na ação do ALOIS (cloridrato de memantina) podendo causar efeitos desagradáveis.
Posologia e modo de usar
A dose recomendada de ALOIS (cloridrato de memantina) para pacientes idosos e adultos é 20 mg (2 x 1 comprimido) diariamente. Para reduzir o risco de efeitos colaterais esta dose é gradualmente alcançada pelo seguinte esquema de tratamento diário:

A dose inicial usual, na primeira semana é de meio comprimido uma vez ao dia (1 x 5 mg). Na segunda semana, a dose é aumentada para meio comprimido duas vezes ao dia (2 x 5 mg) e para 1 comprimido (1 x 10 mg) e meio comprimido (1 x 5 mg) diariamente,
administrados separadamente, na terceira semana. A partir da quarta semana, a dose usual é de um comprimido duas vezes ao dia (2 x 10 mg).
Os comprimidos devem ser ingeridos com um pouco de água, junto das refeições ou lanches.
Em pacientes com disfunção renal, a dose deve ser ajustada, baseada na eficácia clínica terapêutica bem como na função renal do paciente, sendo que a mesma deve ser monitorada freqüentemente.
Reações adversas
Nos testes clínicos sobre demências moderadamente graves a graves, a incidência geral de efeitos adversos não foi diferente das do tratamento com o placebo, e os efeitos adversos foram geralmente de gravidade leve ou moderada.
A seguinte tabela fornece uma análise geral dos eventos adversos mais freqüentes, independentes da relação causal ( > 4% para a memantina), que foram observados em pacientes com demência moderadamente grave a grave.

Os efeitos colaterais são leves a moderados. As reações adversas mais comuns são alucinações, confusão, tontura, cefaléia e cansaço. As reações adversas menos freqüentes são ansiedade, hipertonia (aumento do tônus muscular), vômito, cistite e aumento da libido.
Em pacientes que já apresentaram ataque epilético, existe a possibilidade da memantina aumentar a chance de um novo ataque.
Dizeres legais
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA.
Reg. MS n° 1.0118.0592

Adicionar um comentário

 
Strict Standards: Declaration of MY_Exceptions::show_404() should be compatible with CI_Exceptions::show_404($page = '', $log_error = true) in /home/farmacoinfo/public_html/br/application/core/MY_Exceptions.php on line 0

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: gracias

Filename: blocks/med_comentarios_form.php

Line Number: 16

*