CLORIDRATO DE METFORMINA - Informações ao paciente

Ação esperada do medicamento
Tratamento do diabetes.
Cuidados de armazenamento
Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da umidade.
Prazo de validade
O prazo de validade, contado a partir das datas de fabricação indicadas nas embalagens, é de 2 anos para os comprimidos de 500, 850 mg e 1 g. Não utilizar os medicamentos se os prazos de validade estiverem vencidos, pois há perda da ação terapêutica.
Gravidez e lactação
O medicamento está contra-indicado durante a gravidez. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar seu médico se está amamentando.
Cuidados de administração
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas
O cloridrato de metformina pode ocasionar, em alguns pacientes, reações desagradáveis digestivas, do tipo náuseas, vômitos e diarréia. Essas reações costumam ser mais freqüentes no início do tratamento, desaparecendo espontaneamente na maioria dos casos. A ocorrência dessas reações pode ser reduzida, tomando-se o remédio durante as refeições. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias
A ingestão juntamente com alimentos não prejudica a absorção do medicamento. Não ingerir com bebidas alcoólicas.
Contra-indicações e Precauções
O uso do medicamento está contra-indicado durante a gravidez, assim como para alcoólatras, pessoas com doenças dos rins e do fígado, infecções ou alergia a qualquer um dos componentes.
O uso do cloridrato de metformina não elimina a necessidade de regime com redução de açúcares em todos os casos de diabetes, assim como de regime com redução de açúcares e calorias quando houver, associadamente, excesso de peso. Devem ser regularmente realizados os controles biológicos habituais do diabetes.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.