Índice Remédio ESTAFAN C

Apresentações
Embalagem com 10 comprimidos efervescentes.
USO ADULTO
Via Oral
Composição
Cada comprimido contém: ácido ascórbico.1g, aspartato de arginina 1g. Excipientes q.s.p. 1 comprimido efervescente. Excipientes: ácido cítrico, corante amarelo crespúsculo n° 6 CI 15985, bicabornato de sódio, sacarina sódica, açúcar, polvaroma de laranja, macrogol, benzoato de sódio, álcool etílico e água purificada.
Indicações
No tratamento coadjuvante de diversos tipos de astenia (fraqueza e cansaço). Coadjuvante no tratamento dos processos infecciosos em geral e auxiliar no sistema imunológico.
Caract farmacológicas
ESTAFAN C 1g é uma associação medicamentosa que reúne as propriedades antioxidantes do ácido ascórbico aos efeitos antiastênico e defatigante do aspartato de arginina.
ESTAFAN C 1g possui propriedades antifadiga, sendo empregado como coadjuvante no tratamento de gripes, resfriados e estados febris, e nos períodos de excessiva atividade física e intelectual.
O ácido ascórbico desempenha papel fundamental no metabolismo celular, atuando como coenzima e, sob determinadas condições, como agente redutor e antioxidante.
O ácido ascórbico absorve-se de forma rápida no trato gastrintestinal, sendo sua ligação às proteínas plasmáticas em torno de 25%. Distribui-se no plasma, nas células e nos tecidos glandulares quando em concentrações elevadas e é metabolizado pelo fígado e excretado pelo rim.
O aspartato de arginina resulta da condensação do ácido aspártico (ácido-2-aminobutanodióico) com a arginina (ácido-2-amino-5-guanidinovalérico). O ácido aspártico é um aminoácido não essencial, existente em animais e plantas, principalmente na cana de açúcar jovem, e a arginina é um aminoácido semi-essencial. O aspartato de arginina se apresenta sob a forma de agulhas finas e prismáticas, sendo a forma levógira a fisiologicamente ativa. A arginina é bem absorvida a partir do trato gastrintestinal, atingindo concentração plasmática máxima em 2 h. Sua distribuição é ampla, sendo encontrada no estômago, fígado, pâncreas, glândulas salivares, hipófise, adrenal, timo e tireóide. Ela circula ligada a proteínas e é metabolizada no fígado pela arginase, gerando a ornitina e a uréia. A ornitina, citrulina e arginina se encontram relacionadas de tal forma, que podem se inter-converter entre si. Assim, no ciclo da uréia, a reação da ornitina com o grupamento carbamilfosfato gera citrulina, que reage com o aspartato gerando argininossuccinato, que é clivado em fumarato e arginina, que através da arginase regenera a ornitina, com geração de 1 molécula de uréia, que será eliminada via renal. A arginina também estimula a liberação hipofisária do hormônio do crescimento (GH) e a liberação pancreática de glucagon e insulina.
Contraindicações
ESTAFAN C 1g é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e contra-indicado para crianças menores de 12 anos.
ESTAFAN C 1g deve ser utilizado com cautela em pacientes com doença renal ou anúria, doença hepática ou diabete.
Advertências e precauções
A ingestão de altas doses de ácido ascórbico pode causar anemia hemolítica em pacientes portadores de deficiência de G6PD (glicose-6-fosfato-desidrogenase) e pode, também, aumentar a absorção de ferro em pacientes portadores de anemia sideroblástica, hemocromatose ou talassemia.
A administração de doses elevadas de vitamina C pode precipitar a formação de cálculos renais de oxalato em pacientes predispostos.
Megadoses de ácido ascórbico podem desencadear crises de anemia falciforme.
Atenção diabéticos: contém açúcar.
USO EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO
- Idosos: Não há restrições quanto ao uso deste medicamento em pacientes idosos.
- Crianças: Este medicamento é contra-indicado para crianças menores de 12 anos.
- Gravidez e lactação: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou lactantes sem
orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Interações medicamentosas
O uso concomitante de ácido ascórbico com barbitúricos, primidona ou salicilatos pode aumentar sua excreção urinária.
O ácido ascórbico pode aumentar os níveis plasmáticos de etinilestradiol.
O uso crônico de ácido ascórbico ou quando tomado em altas doses, pode interferir com a interação álcool-dissulfiram.
Não são conhecidas interações com o uso concomitante de aspartato de arginina com outras substâncias.
Cuidados de armazenamento
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO DEPOIS DE ABERTO
ESTAFAN C 1g deve ser mantido em sua embalagem original. Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C-30°C) protegido da umidade.
Posologia e modo de usar
ESTAFAN C 1g um comprimido por dia, dissolvido em meio copo d'água, preferencialmente às refeições.
Reações adversas
Altas doses de ácido ascórbico podem ocasionar reações como diarréia, rubor facial, cefaléia, disúria, náusea, vômitos, dores de estômago.
O uso crônico de altas doses de ácido ascórbico pode causar dependência. A interrupção abrupta de doses moderadas, normalmente adequadas, pode provocar escorbuto reflexo. Para evitar este fenômeno, deve-se reduzir gradualmente as doses administradas.
O aspartato de arginina pode causar náusea, vômito, rubor (vermelhidão), cefaléia (dor de cabeça) e redução da sensibilidade.
Superdose
Não foram relatados casos de superdosagem com o uso de ESTAFAN C 1g. Contudo, havendo ingestão excessiva acidental, suspender imediatamente o tratamento e procurar orientação médica para que seja instituída a terapêutica adequada.
Dizeres legais
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Reg.MS: 1.0922.0195.002-1

Adicionar um comentário

 
Strict Standards: Declaration of MY_Exceptions::show_404() should be compatible with CI_Exceptions::show_404($page = '', $log_error = true) in /home/farmacoinfo/public_html/br/application/core/MY_Exceptions.php on line 0

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: gracias

Filename: blocks/med_comentarios_form.php

Line Number: 16

*