PERMUT - Advertências e precauções

Qualquer um dos efeitos adversos relatados ao uso sistêmico dos corticosteróides, incluindo supressão adrenal, pode também ocorrer com o uso de corticosteróides tópicos, principalmente em crianças e recém-nascidos.
A absorção de Permut® (valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol) creme e pomada será maior se superfícies extensas do corpo forem tratadas ou se a técnica oclusiva for empregada. Precauções adequadas deverão ser tomadas antecipadamente nessas condições ou quando se fizer uso prolongado do produto, particularmente em crianças de baixa idade. O uso prolongado de antibióticos tópicos pode, ocasionalmente, resultar em crescimento de microrganismos não-suscetíveis. Se isto ocorrer ou se irritação, sensibilização ou superinfecção se fizerem presentes, o tratamento com Permut ® (valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol) creme e pomada deverá ser descontinuado e uma terapia apropriada deverá ser instituída.
Manchas leves nas roupas podem ocorrer devido ao clioquinol. Permut ® (valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol) creme e pomada não é apropriado para uso oftálmico.
USO DURANTE A GRAVIDEZ E LACTAÇÃO: como a segurança do uso Permut ® (valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol) creme e pomada em mulheres grávidas ainda não foi estabelecida, o produto deverá ser usado durante a gravidez apenas se os benefícios potenciais justificarem os riscos potenciais para o feto.
Considerando que é desconhecido se a administração tópica de corticosteróides pode resultar em absorção suficiente para produzir quantidades detectáveis no leite materno, deve-se decidir entre a interrupção da amamentação ou a descontinuação do uso de Permut ® (valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol) creme e pomada, levando-se em conta a importância do medicamento para a mãe.
USO PEDIÁTRICO: os pacientes pediátricos podem apresentar maior suscetibilidade do que os adultos à supressão da função hipófise-supra-renal, induzida pelos corticosteróides tópicos, em função da maior absorção devida à grande proporção da área de superfície da pele/peso corporal. Foram relatados supressão do eixo hipotálamo-hipófise-supra-renal, síndrome de cushing, retardo do crescimento, demora no ganho de peso e hipertensão intracraniana em crianças recebendo corticosteróides tópicos. As manifestações da supressão adrenal em crianças incluem baixos níveis de cortisol plasmático e ausência de resposta à estimulação com ACTH.
As manifestações de hipertensão intracraniana incluem fontanela tensa, cefaléia e papiledema bilateral.