ALUMíNIO, HIDRóXIDO Informações da substância

Propriedades

Os antiácidos são compostos básicos que neutralizam o ácido sob o espectro gástrico. Devido às complexidades da química do Al3+ hidratado, o Al (OH)3 mais ativo pode elevar o pH até 4,5. Uma propriedade importante do Al3+ no meio intestinal é sua capacidade para formar sais insolúveis com o fosfato da dieta. O Al3+ pode relaxar o músculo liso gástrico e retardar o esvaziamento; também pode estimular a secreção de muco, o que aumentaria a barreira mucosa para o ácido. Em pessoas com função renal normal, a ingestão de antiácidos leva quase a duplicar a concentração plasmática média de Al3+. Como o alumínio é eliminado pela urina, em pacientes com insuficiência renal aumenta a concentração plasmática e sua toxicidade.

Indicações

Terapêutica antiácida na úlcera gástrica e gastroduodenal, gastrite, hiperacidez gástrica. Ardor e dispepsia associados com refluxo gástrico em hérnia de hiato e esofagite por refluxo.

Posologia

Adultos, idosos e crianças com mais de 12 anos: 400 a 800 mg divididos em 3 ingestões diárias, de 20 minutos a 1 hora antes das refeições e ao deitar.

Reações adversas

Constipação em proporção aproximada à da dose; este efeito é maior em idosos. Raras vezes, hipofosfatemia grave.

Precauções

Em insuficiência renal, a administração prolongada de Al3+ pode exacerbar ou, também, iniciar osteodistrofia, miopatia proximal e encefalopatia (demência e convulsões). Hipermagnesemia. Em pacientes submetidos à hemodiálise: controlar os níveis séricos de fosfato cada 30 a 60 dias. A utilização de compostos que contêm Al3+ como método principal para diminuir a absorção intestinal de fosfatos em pacientes urêmicos é perigosa e inapropriada.

Interações

Os preparados com Al3+ retardam o esvaziamento gástrico, o que diminui a absorção intestinal de vários fármacos. Os compostos com Al3+ podem formar complexos insolúveis que não se absorvem. Por combinação de fatores, os antiácidos diminuem a biodisponibilidade de ferro, tetraciclinas, isoniazida, etambutol, benzodiazepinas, fenotiazinas, ranitidina, vitamina A, fluoretos e fosfatos. Não deverá ser administrada nenhuma medicação 2 horas antes e até 2 horas após a ingestão do antiácido.

Contraindicações

Hipofosfatemia. Insuficiência renal grave.

Remédio que contêm Alumínio, hidróxido