AMôNIO, LACTATO Informações da substância

Ações terapêuticas

Hidratante dérmico tópico.

Propriedades

A flexibilidade da pele depende em grande parte do grau de hidratação do estrato córneo. Quando o nível de água no estrato córneo é superior a 10%, a pele é flexível e suave; mas abaixo desse nível, a pele torna-se rugosa e pouco flexível, apresentando-se então ressecada e descamada, manifestações que podem ser acompanhadas por irritação da pele subjacente. O lactato pertence à família dos alfa-hidroxiácidos compostos capazes de proporcionar alívio sintomático para a pele seca. Seu mecanismo de ação não é conhecido, mas acredita-se que devido à sua higroscopicidade facilitaria a retenção de água e a umectação da pele. Além do seu efeito umectante, foi observado que os alfa-hidroxiácidos são capazes de reduzir a queratinização excessiva em pacientes afetados por patologias hipercerostáticas (ictiose, psoríase).

Indicações

Dermatite, dermatose, pele seca, xerose e ictiose vulgar. Envelhecimento cutâneo.

Modo de usar

Aplicar uma solução a 12% diretamente sobre as regiões afetadas e esfregar cuidadosamente, duas vezes por dia ou segundo prescrição médica.

Reações adversas

Ocasionalmente podem ocorrer prurido, eritema, ardor e descamação transitórios. Com menor frequência: irritação, secura, hiperpigmentação, eczema, petéquias.

Precauções

Não colocar em contato com os olhos.

Contraindicações

Hipersensibilidade ao fármaco.

Remédio que contêm Amônio, lactato