BENZNIDAZOL Informações da substância

Propriedades

Atua especificamente contra o Tripanosoma cruzi. A absorção por via oral é rápida e completa, alcançando concentração plasmática máxima, em 2 a 4 horas. É eliminado em aproximadamente 12 horas pela urina e pelas fezes, após metabolização hepática.

Indicações

Doença de Chagas.

Posologia

Adultos: doses de 5 a 7 mg/kg/dia, subdivididas em 2 vezes, a cada 12 horas, durante 30 a 60 dias consecutivos. Crianças menores de 12 anos, especialmente na fase aguda da doença, deverão receber doses maiores (dose máxima 10 mg/kg) durante os primeiros 20 dias de tratamento.

Reações adversas

Nas primeiras semanas de tratamento podem ser observadas reações cutâneas benignas leves acompanhadas ou não de febre púrpura, que desaparecem com a suspensão do tratamento e não reaparecem após sua restituição gradual. Náuseas, parestesia e outros sintomas de polineurites periféricas, cefaleia, vertigem, fadiga, leucopenia e trombocitopenia.

Precauções

Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Aconselha-se realizar controles hematológicos periódicos. O risco/benefício deve ser avaliado durante a gravidez e o aleitamento.

Contraindicações

O risco/benefício deverá ser avaliado em situações clínicas, como: insuficiência hepática, renal e hematológica e nas doenças neurológicas.