BIFONAZOL Informações da substância

Ações terapêuticas

Antimicótico tópico.

Propriedades

O bifonazol é um antimicótico imidazólico de amplo espectro que age sobre dermatófitos, leveduras, mofos, Malassezia furfur e Corynebacterium minutissimum. Possui efeito fungicida sobre os dermatófitos em concentrações de 5 mg/l após 6 horas de exposição. Em concentrações de 3 ng/ml inibe o crescimento rápido do micélio de Trichophyton mentagrophytes. A ação em leveduras (Candida) é inicialmente fungistática, mas em concentrações de 20 mg/l é fungicida. Penetra bem nas camadas da pele infectada: 6 horas após a sua administração suas concentrações excedem várias vezes a CIM para os fungos presentes em dermatomicoses: de 1 mg/cm3 na camada superior da epiderme (estrato córneo) a 5 mg/cm3 no estrato papilar. O tempo de permanência na pele (medido em cobaias protegidas contra a infecção) é de 48 a 72 horas. Não é absorvido em nível sistêmico ou a absorção ocorre em uma proporção muito baixa. Em estudos de absorção após a sua aplicação em pele humana sadia não foram encontradas concentrações detectáveis no soro; mas existe uma ligeira absorção (concentração sérica de 5 ng/ml) após a sua aplicação em pele inflamada. Esses valores não provocariam efeitos sistêmicos.

Indicações

Dermatomicoses provocadas por dermatófitos. Leveduras, mofos, Malassezia furfur, infecções por Corynebacterium minutissimum, tinha do pé, tinha da mão, micoses da pele e das pregas cutâneas (tinha do corpo, tinha inguinal), pitiríase versicolor, candidíases superficiais, eritrasma.

Posologia

Emprega-se a 1% e aplica-se uma vez por dia, preferivelmente à noite, espalhando e massageando na região afetada. O tratamento deve ser prolongado durante 2 ou 4 semanas.

Reações adversas

Em geral são leves e transitórias: ligeiro enrubescimento, sensação de calor, irritação ou descamação da pele.

Precauções

Não deve ser aplicado nos olhos. Por não existirem provas conclusivas, recomenda-se não utilizar em gestantes a menos que o benefício para a mãe supere o risco potencial para o feto. Somente deverá ser utilizado em lactantes sob estrita supervisão médica.

Contraindicações

Hipersensibilidade ao bifonazol ou derivados similares.

Remédio que contêm Bifonazol