BUFLOMEDIL Informações da substância

Propriedades

É um vasoativador-anti-isquêmico derivado pirrolidínico. O efeito desse medicamento deve-se à ação inibitória inespecífica sobre os receptores alfa-adrenérgicos localizados nos músculos lisos arteriais, à inibição da agregação plaquetária e ao efeito antagonista da atividade do cálcio. Também possui um efeito sobre a plasticidade eritrocitária facilitando a perfusão-oxigenação de áreas isquêmicas no cérebro. Após a sua administração por via oral absorve-se no trato digestivo e sua biodisponibilidade encontra-se entre 50% e 80%, atingindo sua concentração plasmática máxima em 1,5 a 4 horas. Distribui-se amplamente nos tecidos e liga-se em alto grau às proteínas plasmáticas (60%-80%); 20% da quantidade absorvida sofrem o fenômeno de primeira passagem hepática. Sua eliminação por via renal é dupla: uma parte é excretada livre e outra em forma de diversos metabólitos. Possui uma meia-vida que oscila entre 1,5 a 4,5 horas.

Indicações

Insuficiência cerebrovascular. Encefalopatias senis. Doenças arteriais periféricas e cerebrovasculares. Claudicação intermitente. Vasculopatia diabética.

Posologia

Adultos: oral, 300 a 600 mg/dia. Intramuscular ou intravenosa: 100 a 400 mg/dia.

Superdosagem

Os sinais de superdose são hipotensão severa, taquicardia e convulsões.

Reações adversas

Transtornos gastrintestinais, cefaleia, vertigem, rash cutâneo, prurido, taquicardia, hipotensão e parestesias.

Contraindicações

Insuficiência renal, gravidez e lactação; hemorragias severas (cerebral, periférica); crianças menores de 18 anos; hipersensibilidade ao fármaco.

Remédio que contêm Buflomedil