CáLCIO, DOBESILATO Informações da substância

Ações terapêuticas

Protetor capilar.

Propriedades

É um flebotrópico sintético, com ação capilar-protetora, empregado com êxito em capilaropatias, varículas, telangiectasias e fenômenos de fragilidade capilar. Este agente flebotônico atua ao nível do esfíncter pré-capilar da microcirculação e desenvolve uma atividade hemorreológica ao facilitar a deformabilidade eritrocitária e sua passagem através de pequenos vasos capilares de 7 a 8 mm de diâmetro. Estudos atuais com fluoresceína dinâmica videomicroscópica têm permitido observar as microangiopatias e medir in vivo a ação destes agentes fleobotrópicos e capilar-protetores sobre a hiperpermeabilidade da microcirculação.

Indicações

Insuficiência venosa, flebopatias, varizes dolorosas, varizes de gravidez, cãibras noturnas, hemorróidas, retinopatia diabética, microangiopatias, edemas venosos.

Posologia

É aconselhada 1 dose média de 500 mg 2 vezes ao dia com as principais refeições. Em patologias graves pode-se duplicar a posologia.

Reações adversas

O dobesilato de cálcio tem boa tolerância e apenas ocasionalmente pode provocar distúrbios gastrintestinais, náuseas, cefaleia, enjoos.

Contraindicações

Primeiro trimestre da gravidez. Hipersensibilidade ao fármaco.

Remédio que contêm Cálcio, dobesilato