CARBENOXOLONA Informações da substância

Ações terapêuticas

Citoprotetor. Mucotrófico.

Propriedades

A carbenoxolona possui ação anti-inflamatória e citoprotetora sobre as superfícies mucosas, sendo portanto empregada no tratamento de lesões da mucosa oral (úlcera, rachaduras, irritação, descamação, feridas). Este fármaco acelera os processos de cicatrização, aumenta as concentrações locais de prostaglandinas citoprotetoras e a produção de secreções mucosas, diminuindo a sintomatologia e a irritação. Além disto, a carbenoxolona possui propriedades detergentes e antimicrobianas, o que contribui para prevenir as infecções secundárias dessas lesões mucosas.

Indicações

Úlceras da mucosa bucal, estomatite aftosa, gengivite, estomatites, traumatismos bucais, sangramentos gengivais, queixas devidas à primeira dentição. Prevenção e cura de lesões ulcerosas causadas por aparelhos maxilofaciais, no pós-operatório de cirurgias bucodentais.

Posologia

Via tópica: aplicar uma fina camada de carbenoxolona a 2% sobre a região a ser tratada a cada quatro horas. Adaptação de prósteses odontológicas: aplicar uma fina camada de carbenoxolona a 2% sobre a região a ser tratada duas vezes ao dia.

Reações adversas

Até o momento, não foram descritas.

Interações

Não administrar simultaneamente com corticoides de uso local.

Contraindicações

Pacientes com hipersensibilidade ao fármaco.