CEFAZOLINA Informações da substância

Propriedades

A cefazolina é uma cefalosporina injetável de primeira geração, que atua de preferência sobre germes Gram-positivos e, com muito menos frequência, sobre germes Gram-negativos.

Indicações

Infecções dos tratos respiratório e geniturinário; otorrinolaringológicas, de pele e tecidos moles, e osteoarticulares.

Posologia

A droga deve ser administrada por via IM ou IV logo após sua reconstituição. As doses totais diárias são as mesmas para ambas as vias. Em forma IV, pode ser administrada com infusão intermitente (dissolvida em cloreto de sódio a 0,9%, dextrose a 5% ou 10%, solução de Ringer-lactato com dextrose a 5% e solução de Ringer-lactato com dextrose a 5% com cloreto de sódio a 0,9%) ou como injeção IV. As doses para adultos variam, conforme a gravidade da infecção, entre 500mg a cada 12 horas e de 1 a 1,5 g a cada 6 horas. Lactentes de 1 mês em diante: de 25 a 100 mg/kg/dia até 50 mg/kg/dia, divididos em 3 ou 4 administrações.

Reações adversas

Distúrbios gastrintestinais, náuseas, vômitos e diarreia. Reações dermatológicas por hipersensibilidade. Infecções oportunistas por microrganismos não-suscetíveis (candida, pseudomonas).

Precauções

Hipersensibilidade às penicilinas. Reduzir a dose na presença de insuficiência renal grave, especialmente se usada em doses elevadas ou junto com agentes nefrotóxicos.

Interações

A probenecida potencializa sua ação ao diminuir sua secreção tubular. Sua ação pode ser inibida pela administração simultânea de agentes bacteriostáticos (tetraciclinas, cloranfenicol, sulfamidas). Os antibióticos aminoglicosídeos, a furosemida e o ácido etacrínico aumentam sua nefrotoxicidade.

Contraindicações

Hipersensibilidade às cefalosporinas. Crianças menores de 1 mês.

Remédio que contêm Cefazolina