CICLOPIROX Informações da substância

Propriedades

Antifúngico de amplo espectro que inibe o crescimento de dermatófitos, leveduras patógenas e Malassezia furfur. É fungicida in vitro sobre Trichophyton rubrum, T. mentagrophytes, Epidermopyton flocossum, Microsporum canis e Candida albicans. O fármaco encontra-se disponível em formulações tópicas (creme, pó, aerossol). Tem excelente penetração na pele; uma parte permanece no estrato córneo e o resto penetra no couro cabeludo, e atravessa a epiderme e os folículos pilosos até as glândulas sebáceas e a derme.

Indicações

Tinha do pé, tinha crural e tinha do corpo, onicomicoses. Pitiríase versicolor. Em algumas ocasiões foi utilizado com sucesso no tratamento da candidíase vaginal.

Modo de usar

Aplicar duas vezes ao dia (manhã e noite) sobre a região afetada e seus arredores espalhando suavemente. Os sinais de melhora devem ser observados dentro da primeira semana de tratamento.

Reações adversas

Em certas ocasiões podem ocorrer ardor, prurido, irritação na região de aplicação, que desaparecem com a suspensão do tratamento.

Precauções

Não utilizar em infecções oftálmicas nem aplicar sobre feridas abertas. Se possível, deixar a região tratada a descoberto.

Contraindicações

Hipersensibilidade a algum dos componentes.

Remédio que contêm Ciclopirox