CISAPRIDA Informações da substância

Ações terapêuticas

Gastrocinético.

Propriedades

A cisaprida é um gastrocinético que age estimulando a motilidade digestiva através da liberação seletiva de acetilcolina ao nível do plexo mioentérico. Sua ação sobre a função motora é observada ao longo de todo o tubo digestivo.

Indicações

Sintomatologia do trato digestório superior (saciedade precoce, distensão pós-prandial, impossibilidade de finalizar uma refeição normal, mal-estar abdominal, eructações, anorexia, náuseas e ardor ou dores epigástricas), gastroparesia. Transtornos de refluxo gastresofágico, inclusive esofagite (regurgitações e pirose). Síndrome de pseudo-obstrução intestinal. Restabelecimento da motilidade propulsora colônica, como no tratamento de longo prazo da constipação crônica.

Posologia

Adultos: 5 mg a 10 mg, 3 a 4 vezes ao dia; em crianças: 1 ml/5 kg ao dia, divididos em 3 a 4 tomadas ao dia. Sintomas digestivos ou de refluxo leves e moderados: 5 mg, 3 a 4 vezes ao dia. Sintomas digestivos ou de refluxo severos: 10 mg, 3 a 4 vezes ao dia. Gastroparesia e esofagite: 10 mg, 3 a 4 vezes ao dia. Síndrome de pseudo-obstrução intestinal: 10 mg, 3 a 4 vezes ao dia. Constipação crônica: 10 mg, 3 a 4 vezes ao dia. Refluxo gastresofágico infantil: 1 ml/5 kg, 3 a 4 vezes ao dia.

Precauções

Recomenda-se realizar controles clínicos e eletrocardiográficos periódicos durante o tratamento. Gravidez e mães em fase de amamentação.

Interações

Podem afetar o grau de absorção de fármacos ao nível do intestino delgado: benzodiazepínicos, anticoagulantes, paracetamol e bloqueadores H2. Os medicamentos anticolinérgicos podem antagonizar parcialmente a ação da cisaprida sobre a motilidade gastrintestinal.

Contraindicações

Hipersensibilidade à cisaprida.