LEVODROPROPIZINA Informações da substância

Propriedades

É o isômero S- da dropropizina, que exerce um efeito antitussígeno rápido e efetivo ao bloquear os receptores tussígenos periféricos laringobronquiais. Sua potência farmacológica é similar à da codeína, porém sem seus efeitos neurodepressores sobre o SNC (sonolência, depressão respiratória). Além disso, desenvolve uma ligeira ação sobre os receptores histaminérgicos (ação anti-histamínica) e o SRL-S, adicionando ao seu efeito antitussígeno outro anti-histamínico. Sua absorção digestiva é rápida e completa; alcança níveis séricos terapêuticos em adultos e crianças, o que assegura uma resposta terapêutica antecipada. Sua excreção renal é completa e rápida. Não foram informados efeitos acumulativos nem fenômenos de adição medicamentosa.

Indicações

Terapia sintomática da tosse. Traqueíte, laringite, bronquite, tosse do fumante, broncoscopia, tosse improdutiva, seca ou irritativa.

Posologia

30 a 60 mg a cada 8 horas. Em pediatria, a dose ponderal é de 3 a 6 mg/kg/dia, dividida em 3 doses diárias, com intervalos de pelo menos 6 horas.

Reações adversas

Eventualmente podem ocorrer náuseas, vômitos, sonolência, diarreia, dores abdominais, erupção cutânea.

Contraindicações

Hipersensibilidade ao fármaco. Gravidez e lactação.

Remédio que contêm Levodropropizina