LINESTRENOL Informações da substância

Propriedades

Como todos os progestagênios, favorece a transformação do endométrio proliferativo em endométrio secretor. Inibe a liberação das gonadotrofinas hipofisárias e previne com isso a maturação folicular e a ovulação. Inibe a contratilidade uterina. A resposta aos progestagênios nos tecidos-alvo depende de um prévio estímulo estrogênico. É bem absorvido pelo trato gastrintestinal e é utilizado como anticoncepcional oral, normalmente em combinação com estrogênios. Sua ação anticoncepcional, como agente único, fundamenta-se no espessamento do muco cervical.

Indicações

Anticoncepcional.

Posologia

5 mg por dia, a partir do primeiro dia do ciclo e de forma contínua, mesmo durante a menstruação e durante todo o período que se deseje evitar a fecundação. Para garantir a eficácia contraceptiva, o período entre as doses não deve ser superior a 27 horas.

Reações adversas

Sangramento, alterações no fluxo menstrual, amenorreia, edema, aumento ou diminuição do peso, alterações na erosão e na secreção cervical, icterícia colestática, erupções (alérgicas), melasma ou cloasma, depressão mental.

Precauções

Os progestagênios devem ser suspensos se a paciente apresentar perda repentina da visão, surgimento de proptose, diplopia ou enxaqueca; se o exame de olho indicar edema papilar ou lesões vasculares da retina, a administração de progestagênios deve ser evitada. Os progestagênios podem causar dano fetal quando administrados nos primeiros quatro meses da gravidez (masculinização do feto feminino, hipospadia, defeitos no coração e nos membros). Também pode causar retenção de líquidos; por isso, as condições que podem ser afetadas por este efeito devem ser supervisionadas na administração: epilepsia, enxaquecas, asma, disfunção cardíaca ou renal. Administrar com cautela em pacientes com antecedentes de depressão. Os efeitos sobre o lactente são desconhecidos, os progestagênios são encontrados no leite. Não foi estabelecido o nível de eficácia e segurança em crianças.

Interações

Quando em associação com estrogênios foram observados tromboflebite, embolia pulmonar, trombose e embolia cerebral; elevação da pressão ocular, alterações da libido, tonturas, fadiga, dores nas costas, cefaleia, hirsutismo, síndrome pré-menstrual, nervosismo, eritema nodoso, erupção hemorrágica, prurido.

Contraindicações

Tromboflebite, transtornos tromboembólicos, apoplegia cerebral ou pacientes com antecedentes dessas doenças. Carcinoma de mama diagnosticado ou suspeito, sangramento vaginal não-diagnosticado, aborto, gravidez, antecedentes de gravidez ectópica e actinomicose genital.

Remédio que contêm Linestrenol