NICOTíNICO, áCIDO Informações da substância

Sinônimos

Niacina. Ácido 3-piridinocarboxílico. Fator preventivo da pelagra. Vitamina antipelagra.

Ações terapêuticas

Antipelagroso. Suplemento alimentar.

Propriedades

O ácido nicotínico (ou niacina), conhecido juntamente com a nicotinamida ou niacinamida como "fator PP" (preventivo da pelagra), chega ao organismo por meio dos alimentos vegetais e órgãos de animais mediante a biossíntese do aminoácido triptofano. Sua principal ação está relacionada com os diversos processos enzimáticos de oxidação celular e sua presença é necessária para a integridade funcional da pele, da mucosa do trato digestório e para a correta funcionalidade do SNC. É absorvida com facilidade por via oral ou parenteral e se transforma no derivado amida, que é a forma ativa do fator PP. Após sua absorção passa ao sangue e se distribui especialmente para fígado, rim e os músculos, porém não se armazena em todas as células. A eliminação é feita pela urina, em particular com nicotinamida.

Indicações

Pelagra. Estados carenciais por deficiência de ácido nicotínico. Síndromes hiperlipidêmicas ou hipercolesterolêmicos. Suplemento dietético.

Posologia

A dose média é de 500 mg ao dia (por via oral), administrados em 5 tomadas de 100 mg.

Reações adversas

Não foram relatados.

Precauções

Por ser a pelagra uma patologia carencial múltipla, em geral devem associar-se as vitaminas do complexo B: tiamina (B1), riboflavina (B2) e proteínas (triptofano). Sua eficácia depende da capacidade funcional vascular do paciente.

Remédio que contêm Nicotínico, ácido