NITRENDIPINO Informações da substância

Ações terapêuticas

Antihipertensivo.

Propriedades

O nitrendipino é um inibidor da entrada dos íons cálcio nas células através dos canais lentos. Tem ação prolongada e seus efeitos duram aproximadamente 24 horas.

Indicações

Hipertensão arterial.

Posologia

A dose usual é de 10 mg diários por via oral, que podem ser aumentados até 20 mg diários.

Reações adversas

Costumam ser leves e apresentar-se no início do tratamento; consistem em dor de cabeça e ruborização. Ocasionalmente, podem ocorrer náuseas, vertigens, cansaço, cãibras musculares, edema de pernas, taquicardia ou palpitações, prurido e erupções cutâneas. Poucas vezes aparece dor no peito, geralmente entre 15 e 30 minutos após a ingestão do fármaco, o que justifica a suspensão do tratamento.

Precauções

Reduzir as doses (recomenda-se 5 mg diários) em pacientes com insuficiência hepática crônica ou renal grave. No início do tratamento, podem aparecer tonturas e fadiga; evitar dirigir ou manusear máquinas perigosas. O nitrendipino inibe as contrações do útero induzidas pela oxitocina.

Interações

Os efeitos antihipertensivos podem ser potencializados pela administração concomitante de betabloqueadores ou de outros antagonistas do cálcio. Os níveis plasmáticos dos glicosídeos cardiotônicos podem ser aumentados.

Contraindicações

Hipersensibilidade ao medicamento. Gravidez e lactação.

Remédio que contêm Nitrendipino