NITROFURAL Informações da substância

Ações terapêuticas

Antisséptico de uso local.

Propriedades

É um nitrofurano cuja aplicação local sobre a pele ou mucosas externas provoca ação bactericida sobre diferentes germes Gram-positivos e Gram-negativos e alguns protozoários. Os nitrofuranos desenvolvem atividade bacteriostática ou bactericida, conforme a concentração alcançada no local de ação; a maioria dos microrganismos é sensível a concentração de 1:100.000 a 1:1.200.000. Os fungos e vírus não são afetados por estes derivados, e muito facilmente a Pseudomona aeruginosa desenvolve resistência bacteriana. O nitrofural atuaria no nível dos mucopeptídeos da parede bacteriana para interferir nesse nível com diversos receptores da membrana citoplasmática, o que inibe a divisão celular e a proliferação bacteriana. Também foi mencionado um segundo mecanismo de ação para os derivados nitrofuranos sobre a síntese dos ácidos nucleicos. Sua absorção na pele ou mucosas é escassa, razão pela qual sua farmacocinética e biodisponibilidade sistêmica são quase nulas.

Indicações

Feridas, queimaduras, escaras, úlceras infectadas, piodermite.

Posologia

Emprega-se como pomada, solução ou gazes impregnadas a 0,2%, aplicadas localmente sobre a área afetada a cada 12 ou 24 horas, conforme critério médico.

Reações adversas

Sua aplicação local pode provocar fenômenos de hipersensibilidade local ou dermatite, eczema medicamentoso, que desaparecem com a supressão do tratamento.

Precauções

Não empregar em pacientes com antecedentes de alergia aos nitrofuranos.

Remédio que contêm Nitrofural