NORTRIPTILINA Informações da substância

Propriedades

É um antidepressivo tricíclico cujo mecanismo de ação é desconhecido. Inibe a ação de certos neurotransmissores, como a histamina, a serotonina e a acetilcolina, e aumenta o efeito pressor da noradrenalina, mas bloqueia o da fenetilamina.

Indicações

Síndromes depressivas de diversas etiologias; a depressão endógena parece responder melhor que outros estados depressivos. Depressão reativa, neurose reativa, neurose depressiva, coadjuvante da terapêutica hormonal na síndrome do climatério, arritmia ventricular, incontinência urinária.

Posologia

Adultos: 100 mg diários divididos em 4 tomadas. Adolescentes e idosos: 30 a 50 mg diários divididos em tomadas ou como tomada única.

Superdosagem

Pode provocar confusão, agitação, vômitos, rigidez muscular, hiper-reflexia, taquicardia, choque, falha cardíaca congestiva, estupor, coma, convulsões seguidas de depressão respiratória. Deve ser intituído tratamento de suporte; o uso de digitálicos pode auxiliar em casos de insuficiência cardiovascular ou falha cardíaca. O diazepam age como anticonvulsivante com pouco efeito sobre a depressão respiratória.

Reações adversas

São basicamente devidas à ação anticolinérgica do medicamento: boca-seca, sonolência, constipação, retenção urinária, midríase, insônia. No caso de retirada brusca podem aparecer dor de cabeça e mal-estar.

Precauções

Pode provocar exacerbação das psicoses dos pacientes esquizofrênicos. Não deve ser administrada nos primeiros 3 meses da gravidez nem a crianças menores de 6 anos, até não haver maiores informações a respeito. Devido ao seu efeito anticolinérgico, deve ser empregada com precaução em pacientes com glaucoma ou hipertrofia de próstata ou com transtornos cardiovasculares, hepáticos ou renais severos e quando é associada com simpatomiméticos.

Interações

Em pacientes medicados com IMAO é aconselhável deixar transcorrer pelo menos 2 semanas desde a interrupção, antes de iniciar o tratamento com nortriptilina. Deve ser evitada a ingestão simultânea de álcool ou fármacos estimulantes do SNC. A cimetidina aumenta os níveis séricos de nortriptilina.

Contraindicações

Hipersensibilidade a outros benzodiazepínicos. Período de recuperação do infarto de miocárdio. Não deve ser administrado simultaneamente com IMAO. Se tiver de ser mudada a medicação de IMAO para nortriptilina ou vice-versa, é necessário abandoná-la umas duas semanas antes de receber a outra.

Remédio que contêm Nortriptilina