OFLOXACINO Informações da substância

Propriedades

O ofloxacino é um antibiótico do grupo de quinolonas de amplo espectro, cujo mecanismo de ação é a inibição da enzima DNA girase.

Indicações

Infecções do trato respiratório inferior. Bronquite aguda, reagravamento de bronquite crônica, bronquiectasias e pneumonia. Outras indicações são: uretrite e cervicite gonocócicas e não gonocócicas, cervicite aguda, cistite crônica, pielonefrite, prostatite, disenteria-enterite, foliculite, furunculose, doenças inflamatórias pélvicas e da cavidade abdominal.

Posologia

A dose média é de 100 a 200 mg a cada 12 horas, dependendo da indicação. Em casos particulares, pode ser necessário aumentá-la, como, por exemplo, ao se tratar de agentes infecciosos de menor sensibilidade, em infecções graves, como a do trato respiratório, ou quando a resposta terapêutica é inadequada. Nestes casos, pode-se aumentar a dose para 300 ou 400 mg a cada 12 horas. O mesmo é válido para infecções complicadas com fatores predispoentes.

Reações adversas

Geralmente os efeitos colaterais são leves e não frequentes durante o tratamento com ofloxacino. Foram informados distúrbios gástricos leves, dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, aumento moderado e transitório das transaminases hepáticas e creatininemia, agitação, insônia, cefaleias, fotossensibilidade leve, reações alérgicas, dores musculares e articulares, alterações neurológicas, alterações da visão, vertigens, casos raros de eosinofilia e leucopenia reversíveis. Muito raramente foram observadas alucinações em pacientes de idade avançada.

Precauções

Em pacientes epilépticos ou com antecedentes de convulsões. Em pacientes com insuficiência renal leve, a frequência de administração deverá ser reduzida a 1 vez ao dia; para insuficiência moderada ou grave, a meia dose.

Interações

Se antiácidos forem indicados de forma concomitante, os elaborados sobre a base de alumínio ou magnésio deverão ser administrados 2 horas antes ou após o ofloxacino.

Contraindicações

Não deve ser indicado a menores de 17 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, pacientes com antecedentes de hipersensibilidade às quinolonas.

Remédio que contêm Ofloxacino