OXALIPLATINA Informações da substância

Ações terapêuticas

Antineoplásico.

Propriedades

Agente alquilante constituído por um átomo de platina unido a uma molécula de diamino-ciclohexano e a um radical oxalato (derivado DACH). Por via IV, 95% da dose injetada une-se a proteínas desde o 5° dia em diante. Tem uma fase de distribuição rápida seguida por outra de eliminação lenta, com uma meia-vida de 24 horas, mesmo quando se podem detectar níveis residuais até 3 semanas depois da infusão. Entre 40% a 50% da dose administrada é eliminada pela urina no espaço de 48 horas. A farmacocinética não se altera em pacientes com distúrbios da função renal.

Indicações

Câncer colorretal. Outras neoplasias sensíveis a derivados de platina.

Posologia

Como agente isolado ou em associação, a dose recomendada é de 130 mg/m2 em infusão, durante não menos de 2 horas, a qual se repete a cada 21 dias.

Reações adversas

Toxicidade hemática leve a moderada sobre neutrófilos e plaquetas. Toxicidade gastrintestinal, náuseas, vômitos moderados a intensos se não for feita profilaxia antiemética. Toxicidade neurológica, neuropatia sensorial periférica com disestesia distal nos membros e trato faringolaríngeo induzida ou exacerbada pelo frio, que em geral desaparece entre os ciclos de tratamento. Sua incidência é de 7% naqueles que recebem até 6 ciclos de tratamento, elevando-se a 50% entre os que recebem mais do que 9 ciclos. Não possui toxicidade hepática, renal, cutânea ou local. Não produz alopecia.

Precauções

Não diluir em soluções salinas nem misturar com soluções alcalinas, como fluouracila, na mesma solução de infusão. Não utilizar material com alumínio o qual pode degradar a oxaliplatina.

Interações

Não há interação com eritromicina, salicilato, paclitaxel, granisetrona e valproato de sódio, pois estes fármacos não deslocam a oxiplatina de sua união com proteínas. Em associação com fluouracila e leucovorina, pode aumentar a toxicidade hemática, o que em geral obriga a um reajuste de dose.

Contraindicações

Gravidez. Amamentação.

Remédio que contêm Oxaliplatina