OXIMETAZOLINA Informações da substância

Ações terapêuticas

Descongestionante de ação prolongada.

Propriedades

A oximetazolina é uma droga vasoconstritora das arteríolas menores do conduto nasal, que produz um prolongado (mais de 12 horas) efeito descongestionante local. A oximetazolina penetra e atravessa as membranas inflamadas, restaura o movimento ciliar e desobstrui a passagem sinusal. Não afeta as membranas se o preparado for formulado para manter o pH da secreção nasal normal.

Indicações

Tratamento circunstancial da congestão nasal devida a resfriados comuns, febre do feno, outras alergias respiratórias ou a associada à sinusite. Rinite vasomotora. Rinites e sinusites agudas e crônicas. Laringite. Faringite. Catarro das trompas.

Posologia

O produto é utilizado de forma tópica: há disponíveis no comércio frascos em aerossol e em gotas. Quando utilizada em aerossol, aplicar o extremo do frasco em cada fossa nasal e comprimir energicamente 3 a 4 vezes, e inspirar ao mesmo tempo a pulverização resultante. Quando utilizada em gotas, colocar a cabeça para trás e instilar, com uma leve pressão sobre o frasco invertido, algumas gotas em cada fossa nasal. Ambas as formas de aplicação podem se repetidas 3 a 4 vezes ao dia.

Reações adversas

Caso seja utilizada durante períodos prolongados, podem aparecer cefaleias, insônia e palpitações.

Precauções

Em lactentes e crianças maiores de 6 anos, pode provocar sonolência, indisposição, vômitos e taquicardia.

Interações

Não administrar em pacientes com glaucoma de ângulo fechado. Não administrar de forma concomitante com IMAO.

Remédio que contêm Oximetazolina