PICOSSULFATO SóDICO Informações da substância

Propriedades

Laxante suave que age diretamente sobre o tono e o peristaltismo do intestino grosso. Nas doses preconizadas não é absorvido, sendo ainda destituído de efeitos colaterais.

Indicações

Constipação intestinal.

Posologia

Adultos e crianças com idade superior a 12 anos: 8 a 12 gotas de solução de concentração 7,5 mg/ml. Crianças de 4 a 12 anos: 4 a 8 gotas de solução de concentração 7,5 mg/ml.

Superdosagem

Dor espástica do abdome inferior com evacuações frequentes; o tratamento é feito com o uso de antiespasmódicos como, por exemplo, a atropina.

Reações adversas

Perdas hidroeletrolíticas (principalmente de potássio), sobretudo quando esse fármaco é utilizado em tratamentos crônicos.

Precauções

Não deve ser utilizado em pacientes portadores de doenças inflamatórias do trato gastrintestinal, nem em crianças com idade inferior a 4 anos. A administração prolongada de doses elevadas pode ocasionar perda de eletrólitos como o potássio, que, por sua vez, pode produzir alterações cardíacas e astenia muscular; pode ainda aumentar a sensibilidade aos glicosídeos cardiotônicos. Não foram realizados estudos que confirmem a inocuidade dessa droga durante a gravidez.

Interações

Aumenta a perda de potássio ocasionada por outros fármacos, por exemplo, os diuréticos. Os antibióticos podem reduzir o efeito laxante.

Contraindicações

Patologias gastrintestinais.

Remédio que contêm Picossulfato sódico