POLIESTIRENOSSULFONATO DE CáLCIO Informações da substância

Ações terapêuticas

Anti-hiperpotassêmico.

Propriedades

É uma enzima de intercâmbio catiônico que tem capacidade de liberar parcialmente seus íons cálcio e capturar cátions do líquido circulante, principalmente potássio, no âmbito intestinal. Pode ser ingerida ou administrada por enema; ao chegar ao intestino parte dos íons cálcio são liberados e outros cátions tomam seu lugar. A eficiência do processo não é previsível e é extremamente variável, portanto o monitoramento eletrolítico sanguíneo é imprescindível. As suspensões de sulfonato cálcico de poliestireno devem ser preparadas dentro das 24 horas antes do uso.

Indicações

Hiperpotassemia. Administrado como fármaco único ou como coadjuvante no tratamento da intoxicação por lítio.

Posologia

Via oral. Adultos: aproximadamente 15 gramas por dia. Em crianças pequenas a dose deve ser reduzida. Via retal. Enema: a dose é um volume de suspensão que contenha 30 a 50 gramas de sulfonato cálcico de poliestireno, que devem ser administrados a cada seis horas. A duração do tratamento é definida pela ovulação do equilíbrio eletrolítico.

Reações adversas

Irritação gástrica, anorexia, náuseas, vômitos, constipação. Pode ocorrer hipopotassemia. Diarréia. Raramente necrose do cólon.

Precauções

Em idosos é preferível a utilização de enema. Sua ação é lenta, portanto as medidas adicionais (diálise etc.) devem ser tomadas quando é imprescindível conseguir uma redução rápida da potassemia. A resina de sulfonato cálcico de poliestireno não é seletiva para o potássio, razão pela qual poderiam surgir distúrbios com outros íons positivos. Administrar à mulher grávida somente se for necessário.

Interações

Não utilizar junto com sais de alumínio: obstrução intestinal. Não utilizar com antiácidos: antagonismo. Digitálicos: os efeitos tóxicos podem ser incrementados se ocorrer hipopotassemia.

Contraindicações

Hipopotassemia. Hipersensibilidade ao sulfonato cálcico de poliestireno.

Remédio que contêm Poliestirenossulfonato de cálcio