SóDIO, HIALURONATO Informações da substância

Ações terapêuticas

Hidratante. Lubrificante. Protetor do tecido em cirurgia ocular. Antiartrósico.

Propriedades

Trata-se do sal sódico do ácido hialurônico, que quando dissolvido em água forma uma solução viscoelástica. Constitui parte da matriz extracelular dos tecidos conjuntivos, por exemplo no humor vítreo e aquoso, líquido sinovial, pele e cordão umbilical. Sua estrutura polimérica é constituída de unidades de dissacarídeos repetitivos de N-acetilglicosamina e glicuronato sódico, unidas por ligações glicosídecas. É extraído de animais, pois sua composição química é similar aquela encontrada no homem. Na artrose, a quantidade de ácido hialurônico no líquido sinovial e na cartilagem é insuficiente, e sua qualidade encontra-se alterada. Assim, a administração intra-articular de ácido hialurônico causa melhora da mobilidade das articulações quando a superfície da cartilagem está alterada. Após sua administração intra-articular, o hialuronato de sódio distribui-se rapidamente na membrana sinovial; concentrações mais altas são encontradas no líquido sinovial e cápsula articular, seguidas, em ordem decrescente, na membrana sinovial, ligamentos e músculo adjacente. O hialuronato de sódio é eliminado do líquido sinovial dentro de aproximadamente três dias. Não é metabolizado significativamente no líquido sinovial, e sua principal via de metabolização é a hepática. É eliminado principalmente através da urina. Em virtude de suas propriedades viscoelásticas, o hialuronato de sódio proporciona um revestimento estável sobre a superfície do olho e da lente de contato, oferecendo uma resistência muito baixa ao movimento de piscar.

Indicações

1) Cirurgia oftálmica: uma solução estéril e apirogênica do hialuronato de sódio contribui para preencher o espaço criado pela perda de líquido ocular ou tecidos, durante ou após os procedimentos cirúrgicos. Reduz o efeito lesivo sobre as células da região, atuando como uma camada protetora dos traumatismos causados pelos instrumentos e pelo contato intraocular do cristalino. 2) Via tópica, como hidratante e lubrificante em queratite, olho seco crônico, após cirurgia a laser. 3)Tratamento sintomático da dor e da função articular na artrose de joelho.

Posologia

Tópica: 2 ou 3 gotas de uma solução de viscosidade de 30 cps (centipoises), 3 vezes ao dia. Uso intraocular: conforme a necessidade cirúrgica; habitualmente apresentada em solução em concentração de 30 mg/ml. Via intra-articular: adultos, 20 mg 1 vez por semana, durante 5 semanas consecutivas.

Superdosagem

Até o momento, não foram registrados casos de superdose com este fármaco.

Reações adversas

As principais reações adversas compreendem erupções cutâneas, urticária, prurido, dor e tumefação, sensação de calor e peso no local da injeção. Uso intraocular: aumento da pressão intra-ocular, glaucoma secundário, reações inflamatórias pós-operatórias.

Precauções

Recomenda-se vigiar os pacientes que apresentem infecções ou alterações na pele em regiões próximas ao ponto de injeção, de modo a evitar a possibilidade de desenvolvimento de artrite bacteriana. Os estudos de toxicidade, mutagenicidade e de toxicidade sobre a reprodução, efetuados com o sal sódico do ácido hialurônico, mostraram resultados negativos. Não administrar a mulheres durante a gravidez e o período de lactação, exceto quando os benefícios para a mãe superem os possíveis riscos, para o feto ou o recém-nascido, respectivamente. A pressão intraocular dos pacientes submetidos a cirurgia e que receberam hialuronato de sódio intraocular deve ser monitorada. Não utilizar em excesso. Em virtude de tratar-se de um produto orgânico, existe a possibilidade da presença de proteínas estranhas que provoquem reações de hipersensibilidade.

Interações

Não se recomenda utilizar o hialuronato de sódio simultaneamente com desinfetantes que contenham sais de amônio quaternário, visto poder ocorrer a precipitação do ácido hialurônico. Não se recomenda a administração conjunta do hialuronato de sódio com outros fármacos administrados intra-articularmente, pois não está demonstrada a compatibilidade desta interação.

Contraindicações

Pacientes com hipersensibilidade conhecida ao princípio ativo ou a proteínas procedentes de aves.

Remédio que contêm Sódio, hialuronato