TEGAFUR Informações da substância

Ações terapêuticas

Antineoplásico.

Propriedades

Trata-se de um antineoplásico que pode ser considerado como uma pró-droga, em razão de sua biotransformação da origem a um metabólito ativo, o 5-fluoruracil. O tegafur possui ação específica sobre a fase S do ciclo de divisão celular, inibindo a síntese do DNA e do RNA. Após uma administração por via oral, o tegafur é rápida e completamente absorvido no trato gastrintestinal. Sua meia-vida é de 6 a 16 horas, sendo lentamente metabolizado a 5-fluorouracil. O tegafur atravessa a barreira hematoencefálica e, portanto, pode ser detectado no líquido cefalorraquidiano.

Indicações

Carcinoma de mama, gastrintestinal e hepático.

Posologia

Via oral: 800 mg a 2.000 mg dia. Via intravenosa: 1,5 g/m2 a 2,25 g/m2 de superfície corporal ao dia, durante 5 dias.

Superdosagem

Até o momento não foram registrados casos de intoxicação causados por este fármaco.

Reações adversas

As principais reações adversas compreendem vômitos, diarreias, febre, estomatites, vertigens, alopecia, leucopenia, trombocitopenia, dores de garganta, fraqueza e dispneia.

Precauções

Não administrar durante a gravidez, principalmente durante o primeiro trimestre da gestação. Não administrar a mulheres durante o período de amamentação.

Interações

O tegafur não deve ser empregado simultaneamente com outros fármacos medulotóxicos.

Contraindicações

Pacientes com depressão grave da medula óssea, varicela atual ou recente, herpes zóster e hipersensibilidade ao fármaco.