VANDETABINE Informações da substância

Ações terapêuticas

Antineoplásico.

Propriedades

Trata-se de um agente inibidor da atividade da tirosina-quinase, incluindo as famílias dos receptores do fator de crescimento epidérmico (EGFR) e do fator de crescimento das células endoteliais vasculares (vascular endothelial growth factor, VEGF). O vandetanibe inibe a migração e a proliferação das células endoteliais nos vasos sanguíneos recém-formados em modelos de angiogênese. Por sua vez, inibe a proliferação das células tumorais, endoteliais e do fator de crescimento epidérmico e endotelial. A forma de administração é por via oral e sua absorção é lenta, alcançando seu pico máximo (Cmáx) em 6 horas (4-10 h). Circula unido em grande proporção (90%) à albumina e à a1-glicoproteína ácida. Após sua absorção, não só o fármaco inalterado é detectado no plasma, na urina e nas fezes, como também seus metabólitos N-óxido- e N-desmetil-vandetanibe. Sua eliminação é também lenta; a meia-vida é de 21 dias. Encontram-se cerca de 44% da dose nas fezes e 25% na urina.

Indicações

Câncer de tireoide com progressão lesional e impossibilidade de ressecção cirúrgica.

Posologia

Por via oral, 300 mg ao dia administrados longe ou próximo das refeições. Em pacientes com insuficiência renal de grau moderado ou grave a dose deve ser reduzida (200 mg/dia). Não se recomenda seu emprego na insuficiência hepática moderada ou grave.

Reações adversas

Apresentaram-se com maior frequência acne, "rash" cutâneo, diarreia, náuseas, cefaleia, dor abdominal, fadiga, hipertensão, dermatite, diminuição do apetite, hipocalcemia, hipoglicemia, prurido, insônia, tosse, prolongação do QT no ECG, secura de pele. O vandetanibe mostrou ser teratogênico, embriotóxico e fetotóxico em estudos animais.

Precauções

O fármaco não deve ser empregado em pacientes com hipocalcemia, hipocalemia, hipomagnesemia e síndrome do QT longo. Durante o tratamento deve-se evitar a gravidez, pois pode causar dano fetal.

Interações

O emprego concomitante com indutores de CYP3A4 pode reduzir os níveis de vandetanibe.

Contraindicações

Pacientes com prolongamento congênito do QT.

Remédio que contêm Vandetabine