XIPAMIDA Informações da substância

Ações terapêuticas

Diurético, anti-hipertensivo.

Propriedades

A xipamida é um composto com ação diurética, desenvolvida para o tratamento da hipertensão arterial. Produz natriurese equilibrada, com início gradual, um curso sustentado durante 12 horas, e proteção anti-hipertensiva durante 24 horas. Sua ação farmacológica deve-se à sua ação, aumentando a saída do sódio intracelular, assim diminuindo o edema da parede vascular e a resistência periférica; regula os fluxos iônicos e reduz a disponibilidade de cálcio iônico. Este último efeito, por sua vez, provoca uma redução da hipercontratilidade da musculatura lisa vascular arterial.

Indicações

Hipertensão arterial leve ou moderada, terapia complementar na hipertensão arterial grave. Edemas de diferentes etiologias (cardíacas, renais).

Posologia

Via oral, 20 mg por dia, administrados preferivelmente pela manhã.

Precauções

Recomenda-se administrar com precaução em pacientes com diabetes e hiperuricemia. Não se recomenda durante o primeiro trimestre da gravidez.

Interações

O uso simultâneo de xipamida com outros fármacos anti-hipertensivos pode causar aumento do efeito farmacológico, razão pela qual aconselha-se diminuir a dose administrada destes últimos.

Contraindicações

Hipopotassemia grave. Insuficiência renal aguda, anúria, oligúria, insuficiência hepática, e em indivíduos com antecedentes de sensibilidade à xipamida, sulfamidas ou derivados do ácido paraminobenzoico (PABA).