Índice Remédio TERCONAN

Apresentações
Creme vaginal 8mg/g. Embalagem contendo bisnaga com 30g de creme, acompanhada de 5 aplicadores ginecológicos para 5g do creme.
USO TÓPICO
USO ADULTO
Composição
Cada grama do creme vaginal contém: terconazol 8 mg, excipiente* q.s.p.1 g. *álcool cetoestearílico, petrolato líquido, álcool cetoestearílico etoxilado, metilparabeno, propilparabeno, butilidroxitolueno, simeticona, propilenoglicol, oleato de decila e água purificada.
Informações técnicas
Descrição
O Terconan creme vaginal 8mg/g contém 40 mg de terconazol por 5 g de creme. Trata-se de um fungicida triazólico de amplo espectro, com a seguinte fórmula estrutural:
Propriedades
O mecanismo de ação do terconazol está relacionado com a inibição da síntese dos triglicérides na membrana do fungo. O terconazol é pouco absorvido após a administração intravaginal e esta absorção parece ser dose-dependente.
A aplicação diária de 40 mg de terconazol creme 8mg/g durante cinco dias consecutivos, fornece picos plasmáticos de 7 a 9 ng/mL após 6 a 9 horas da administração. A eliminação do terconazol do plasma ocorre com uma meia-vida aparente de quatro horas. As concentrações plasmáticas permanecem em níveis não detectáveis após 16 horas, indicando absorção lenta e em pequenas quantidades, após uma aplicação vaginal.
O Terconan creme vaginal é ativo "in vitro" contra várias cepas de Candida albicans.
Em concentrações fungistáticas, terconazol inibe a transformação das células leveduriformes em micélio e inibe a captação de C14 nos esteróides da membrana celular do fungo.
Indicações
O Terconan creme vaginal é indicado no tratamento da candidíase vulvovaginal (monilíase).
Contraindicações
Hipersensibilidade ao terconazol, a outros derivados imidazólicos ou a qualquer um dos excipientes.
Advertências e precauções
Descontinuar o uso e não submeter a novo tratamento com terconazol as pacientes que apresentarem sensibilização, irritação, febre, calafrios ou sintomas semelhantes aos da gripe.
Testes Laboratoriais
Na ausência de resposta ao tratamento com Terconan creme vaginal, devem-se realizar estudos microbiológicos adequados (exame direto do esfregaço vaginal, clarificado com KOH e/ou cultura), para se confirmar o diagnóstico e excluir outros patógenos.
Menstruação
O efeito terapêutico de Terconan creme vaginal não é afetado pela menstruação.
Uso na gravidez
Os estudos clínicos conduzidos com terconazol intravaginal, com doses de até 240 mg incluíram pacientes grávidas e não grávidas. Nos recém-nascidos não foram reveladas reações adversas atribuíveis ao medicamento. Os estudos em animais com doses de até 40 mg/kg, via oral, não revelaram efeitos tóxicos sobre os fetos. Mesmo considerando a pequena absorção vaginal do terconazol, o medicamento deve ser usado com cautela no primeiro trimestre de gravidez, julgando criteriosamente os benefícios e os possíveis riscos envolvidos.
Uso na Lactação
As informações sobre a eliminação do terconazol no leite materno não são conclusivas. Caberá ao médico decidir entre suspender a amamentação ou prescrever terconazol à mãe, considerando a importância desta terapia na sua situação atual.
Uso Pediátrico
A eficácia e a segurança do terconazol em crianças ainda não foram estabelecidas.
Interações medicamentosas
Os níveis de estradiol (E2) e progesterona não se alteram significativamente quando terconazol creme vaginal 8mg/g foi administrado a voluntárias sadias em uso de contraceptivos orais de baixa dosagem.
EFEITOS COLATERAIS
Nos estudos clínicos realizados, as pacientes portadoras de candidíase vulvovaginal foram tratadas com terconazol creme vaginal 8mg/g, durante cinco dias.
Os efeitos colaterais provavelmente relacionados com o terconazol foram: cefaléia, dismenorréia, distúrbios genitais em geral, ardor e prurido em particular, dor abdominal e febre.
Posologia e modo de usar
Um aplicador completamente preenchido com aproximadamente 5 g de creme, conforme indicado na figura a seguir, inserido profundamente na vagina uma vez ao dia, ao deitar-se, durante cinco dias consecutivos.
Superdose
Até o momento não foram registrados casos de superdose de terconazol em humanos.
Dizeres legais
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Reg. MS: n° 1.0235.0966

Adicionar um comentário

 
Strict Standards: Declaration of MY_Exceptions::show_404() should be compatible with CI_Exceptions::show_404($page = '', $log_error = true) in /home/farmacoinfo/public_html/br/application/core/MY_Exceptions.php on line 0

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: gracias

Filename: blocks/med_comentarios_form.php

Line Number: 16

*