TRINULOX - Interações medicamentosas

Os pacientes devem evitar sabonetes ou higienizadores medicamentosos ou abrasivos ou com efeito ressecante, produtos com alta concentração de álcool e adstringentes e outros medicamentos irritantes ou queratolíticos, durante tratamento com Trinulox creme dermatológico. Os pacientes devem ser avisados a ter cautela com o uso concomitante de medicamentos sabidamente fotossensibilizantes.
Carcinogênse, Mutagênese e Prejuízo à Fertilidade: Não foram realizados estudos de longo prazo em animais para determinar o potencial carcinogênico e mutagênico de hidroquinona + tretinoína + fluocinolona acetonida creme dermatológico. Não foram realizados estudos adequados de fertilidade e toxicidade embrionária precoce com o produto em dosagem integral.
Gravidez: Efeitos Teratogênicos: Gravidez Categoria C. A hidroquinona + tretinoína + fluocinolona acetonida creme dermatológico contém uma droga teratogênica, a tretinoína, que pode causar morte embrio-fetal, alteração do crescimento do feto, malformações congênitas e defeitos neurológicos potenciais. Entretanto, os dados em humanos não confirmaram um risco aumentado do desenvolvimento destas anormalidades quando a tretinoína é administrada pela via tópica.
Embora o risco de teratogênese devido à exposição tópica ao hidroquinona + tretinoína + fluocinolona acetonida creme dermatológico possa ser considerado baixo, a exposição durante o período de organogênese no primeiro trimestre é teoricamente mais provável de produzir eventos adversos do que na gravidez mais avançada. Trinulox creme dermatológico deve ser usado durante a gravidez somente se os benefícios potenciais justificarem o risco potencial para o feto.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Mães lactantes: Os corticosteróides, quando administrados sistemicamente, aparecem no leite materno. Não se sabe se a aplicação tópica de Trinulox creme dermatológico pode resultar em absorção sistêmica suficiente para produzir quantidades detectáveis de hidroquinona, tretinoína ou fluocinolona acetonida no leite materno. Como muitas drogas são secretadas no leite materno, deve-se ter cautela quando hidroquinona + tretinoína + fluocinolona acetonida creme dermatológico for administrado em mulheres lactantes, devendo-se evitar o contato do hidroquinona + tretinoína + fluocinolona acetonida creme dermatológico com a criança durante a amamentação.
Uso pediátrico: A segurança e eficácia do uso de hidroquinona, tretinoína e fluocinolona acetonida creme dermatológico em crianças não foram estabelecidas.