ZIAGENAVIR (ISENTO DE ICMS) - Posologia e modo de usar

Modo de usar
Ziagenavir®
pode ser ingerido com ou sem alimentos.
Posologia
Adultos e crianças que pesam no mínimo 30 kg
A dose recomendada de Ziagenavir® é de 300 mg (um comprimido) duas vezes ao dia ou de 600 mg (dois comprimidos) uma vez ao dia.
Crianças a partir de 3 meses de idade que pesam menos de 30 kg
• Crianças que pesam entre 14 kg e 21 kg: metade de um comprimido (150 mg) duas vezes ao dia.
• Crianças com mais de 21 kg e menos de 30 kg: metade de um comprimido (150 mg) pela manhã e um comprimido inteiro (300 mg) à noite.
• Crianças com menos de 14 kg devem utilizar Ziagenavir® solução oral, e a dosagem recomendada é de 8 mg/kg duas vezes ao dia até a dose máxima de 600 mg (30 mL) ao dia.
Crianças com menos de 3 meses de idade
Não existem dados disponíveis sobre o uso de Ziagenavir® em pacientes dessa faixa etária (ver, em Características Farmacológicas, o item Propriedades Farmacocinéticas).
Ziagenavir® pode ser ingerido com ou sem alimentos.
Para garantir a administração da dose completa, deve-se engolir os comprimidos preferencialmente inteiros, sem quebrá-los. Para os pacientes com dificuldade de engolir comprimidos, Ziagenavir® também está disponível na formulação de solução oral. Como alternativa, os comprimidos podem ser amassados e misturados a líquidos ou a pequenas quantidades de comida semissólida, que devem ser consumidos imediatamente (ver, em Características Farmacológicas, o item Propriedades Farmacocinéticas).
Ziagenavir® está disponível nas formulações comprimido e solução oral. A terapia deve ser iniciada por um médico com experiência no tratamento de infecções por HIV.
Pacientes com insuficiência renal
Não há necessidade de ajuste de dose (ver, em Características Farmacológicas, o item Propriedades Farmacocinéticas).
Pacientes com insuficiência hepática
O abacavir é metabolizado primariamente pelo fígado. A dose recomendada de Ziagenavir® para pacientes com insuficiência hepática leve (pontuação Child-Pugh de 5 a 6) é de 200 mg (10 mL) duas vezes ao dia. A fim de permitir ajuste de dose para esses pacientes, recomenda-se a utilização de Ziagenavir® solução oral. Ziagenavir® é contraindicado para pacientes com insuficiência hepática moderada ou grave, uma vez que não existem estudos sobre farmacocinética nesse grupo (ver, em Características Farmacológicas, o item Propriedades Farmacocinéticas).
Pacientes idosos
A farmacocinética do abacavir não foi estudada em pacientes acima de 65 anos de idade. No tratamento de idosos, deve-se considerar a maior ocorrência de reduções da função hepática, renal e cardíaca, bem como de doenças concomitantes e de outros tratamentos medicamentosos.